Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A Soja

SojaDomesticada pelos chineses há mais de cinco mil anos, a soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que o homem conhece. Considerada um alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para saúde.

A soja é rica em proteínas, possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados que têm ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas. Também é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B.

São inúmeras as pesquisas realizadas na área médica no Japão, China, nos Estados Unidos, Europa e Brasil que comprovam os benefícios da soja na prevenção de doenças crônicas. Entretanto, um único alimento não é capaz de prevenir sozinho o aparecimento de doenças. O consumo de um alimento funcional, aliado a uma dieta saudável e outros hábitos como a prática de esportes são importantes passos para a manutenção da saúde.

Desde 1986, a Embrapa Soja desenvolve atividades para incentivar o consumo de soja pela população brasileira. Em 1995, a Embrapa incrementou seu trabalho, com o lançamento do "Programa Soja na Mesa". O principal objetivo do Programa é dar ao grão uma função mais nobre: a de complementar a alimentação da população brasileira. Pronta para atender às necessidades calórico-proteicas da dieta das famílias, a soja é, também, alternativa para diminuir os índices de desnutrição, principalmente entre as crianças.

Ao mesmo tempo, a soja pode ser utilizada na prevenção e no tratamento de inúmeras doenças.
Embora o Brasil seja o 2º maior produtor de soja do mundo, o grão vem sendo utilizado em larga escala apenas pela indústria de alimentos, onde o produto é ingrediente na fabricação de embutidos, chocolates, bolachas.

A Embrapa Soja, através de parcerias, vem incentivando a utilização da soja na alimentação da população. Seus especialistas ministram cursos transferindo técnicas que tornam a soja um produto saboroso.

O grão possui proteínas de alta qualidade e compostos que apresentam uma ação potencial na prevenção de inúmeras doenças, como as doenças cardiovasculares, a tensão pré-menstrual (TPM), o climatério (Menopausa) e a osteosporose, e também atua na recuperação da saúde.

A Embrapa vem mostrando que a soja é alimento que pode ser incluído na dieta do brasileiro.

Fonte: Embrapa